Pular para o conteúdo principal

Curitiba, Museu Oscar Niemeyer (MON)

MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba.
Dei sorte de estar no MON (Museu Oscar Niemeyer) quando estavam montando a terceira edição da intervenção coletiva do Projeto Cerâmica Contemporânea Curitiba. Fiquei encantada.
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
Uma revoada de pássaros se espalhava ao longo do espelho d´água e pelo jardim frontal do Museu. Aos poucos fui reparando na variedade das peças.

O total é de mais de quatro mil peças criadas por 103 artistas entre aprendizes e artistas já consagrados.
O conjunto, mesmo com técnicas diversas, ficou delicado e harmonioso. Gosto de coisas que a gente vai desvendando aos poucos. Quando vi, já estava lá no meio da grama com guarda-chuva tirando fotos.
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
O Projeto Cerâmica Contemporânea Curitiba nasceu em 2012, liderado pela artista Marília Diaz e hoje é formado por um grupo de sete artistas da cidade que, unidos a mais de uma centena de outros, realizam diversas ações para divulgar a arte cerâmica na capital.
A iniciativa já foi replicada em outras localidades do país e serviu também como inspiração para outros coletivos.
Atualmente, o grupo gestor do coletivo é formado por Lígia Borba, Márcio Medeiros, Sada Mohad, Priscila de Ferrante, Glaucia Flügel, Daniélle Carazzai e Lúcia Misael. A mostra ficará aberta ao público até 12 de fevereiro e a entrada é gratuita.
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
Já contei que tem umas coisas lá em Curitiba que são bem exageradas, tipo maior do mundo, né? Então, o MON não é diferente, ele é o maior museu de arte da América Latina e tem cerca de 35 mil metros quadrados de área construída sendo 17 mil metros quadrados de área expositiva.
O projeto é lindo, arrojado, como tudo que o nosso Niemeyer faz. O pessoal o chama de Museu do Olho mas me disseram que a inspiração do arquiteto foi a copa dos pinheiros da região. Faz sentido, mas o povo é que manda, né?
Luz do Mundo, MON, Curitiba
Estava acontecendo a Bienal de Curitiba com o tema Luz do Mundo. Os trabalhos estão expostos também em muitos outros locais da cidade. O tema não poderia ser melhor. A gente caminha pelas instalações e fica querendo entender onde começa, onde termina, se pode pisar, se vai tropeçar.
Ficamos muito desconcertados na ausência da luz.
Lars Nilsson, MON, Curitiba
 Um dos trabalhos que mais me impressionou foi o de Lars Nilsson, um artista sueco que vive e trabalha entre Malmö na Suécia e Londres. Ele sempre faz exposições que dão o que falar no mundo todo.
 Esta série de trabalhos dele se chama "Ghosts". Eu cheguei bem pertinho, as esculturas são bem realistas, com as ruguinhas nas dobrinhas das mãos e  tem cheiro de mel, acreditam? O material que ele usa parece barro mas é o composite (uma mistura de materiais).
A ideia aqui é mostrar como seriam as figuras humanas se delas fosse retirada a luz. Devido ao grande talento do artista, fica tudo meio fantasmagórico mesmo.
MON, Curitiba.
 O museu tem um restaurante/café gostoso, uma lojinha e vários outros espaços com exposições. É uma ótima opção para um daqueles conhecidos dias chuvosos de lá.

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount